ÀS VEZES TEMOS GESTOS E MANIAS QUE NEM SABEMOS DE ONDE VEM, A MAIORIA TEM ORIGEM HISTÓRICA. VEJAMOS ALGUMAS :
. TIRAR O CHAPÉU QUANDO SE ENCONTRA ALGUÉM NA RUA OU QUANDO SE ENTRA NA CASA OU IGREJA, ISSO É MEIO ANTIGO E MAIS COMUM ENTRE AS PESSOAS DO INTERIOR.
ORIGEM: DO TEMPO OS CAVALEIROS ERRANTES.
EXPLICAÇÃO : OS CAVALEIROS QUE ANDAVAM SEMPRE COM SUAS ARMADURAS, PRA MOSTRAR QUE A PESSOA QUE ESTAVA VINDO AO SEU ENCONTRO OU NA CASA QUE ESTAVA ENTRANDO NÃO ERA INIMIGO ELES TIRAVAM O ELMO (CAPACETE), E ISSO VINDO AO LONGO DO TEMPO NÃO SE FOI MAIS PRECISO USAR O ELMO MAS FICOU O GESTO DE TIRAR O CHAPÉU QUANDO SE CUMPRIMENTA ALGUÉM.
. O SINAL DE POSITIVO ( O POLEGAR PRA CIMA).
ORIGEM: DO TEMPO DA CONSTRUÇÃO DE ROMA QUANDO SE TINHAM LUTAS DE GLADIADORES NO COLISEO.
EXPLICAÇÃO : ROMA CONQUISTAVA VÁRIAS NAÇÕES E COM ISSO ESCRAVIZAVA INÚMEROS SOLDADOS INIMIGOS. ESSES ERAM LEVADOS ATÉ ROMA E OBRIGADOS A DEGLADIAR ENTRE SI, QUANDO UM VENCIA O GANHADOR COLOCAVA O PÉ DIREITO EM CIMA DO VENDIDO E OLHAVA PRA ASSISTÊNCIA, SE O VENCIDO CAIA NAS GRAÇAS DOS ESPECTADORES, SE ESTAVA COM OS POLEGARES PRA CIMA ELE TINHA SUA VIDA SALVA, SE OS POLEGARES ESTAVAM APONTANDO PRA BAIXO ELE ERA MORTO.
. SEGURAR O COPO DE BEBIDA COM AS PONTAS DOS DEDOS ( ETIQUETA)
ORIGEM : DA IDADE MÉDIA NA CORTE DO LUIZ XIV NA FRANÇA.
EXPLICAÇÃO: NO TEMPO DO LUIZ XIV, OS NOBRES TINHAM NOJO DOS SEVIÇAIS, SÓ TINHAM VALOR AS PESSOAS DA NOBREZA. QUANDO OS NOBRES SENTAVAM-SE À MESA PARA UM DOS BANQUETES INTERMINÁVEIS, SABIAM QUE OS SERVIÇAIS TINHAM PEGO NOS COPOS E TALHERES PEGAVAM COM AS POSTAS DOS DEDOS POIS NÃO QUERIAM TOCAR ONDE ELES TINHAM POSTO AS MÃOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário